terça-feira, 12 de novembro de 2013

VI Encontro de Contadores de Histórias

"Onde um rio de gente se encontra com um mar de histórias"

Levados pelo slogan do Projeto, que parodia a belíssima letra do hino de nossa cidade, viajamos por histórias, músicas, informações e poesia na noite do dia 24 de outubro.
Realizado no Centro Cultural Rinha das Artes, o VI Encontro de Contadores de Histórias de Macaé reuniu admiradores e amantes desta antiga arte: a narração oral.
O Encontro aberto a toda comunidade macaense contou com a presença das Subsecretárias Rosangela Lobo e Mônica Couto, professores, diretores, orientadores pedagógicos, alunos do Curso Normal e amigos que prestigiaram o evento.


O público foi recepcionado com um espetáculo musical de Bruno Py, regente da Escola de Artes Maria José Guedes.



O Grupo Patranha e o Trem Cultural, amigos contadores de histórias de Casimiro de Abreu, abrilhantaram ainda mais a noite com suas histórias, causos e simpatia.
















Destaque para o menino Pedro Pessanha que contagiou a platéia com a narração do conto "O menino que foi ao Vento Norte". E da Professora Sonia que declamou sua poesia em homenagem a Macaé.





























A noite foi de muito sucesso principalmente para as alunas do Curso de Formação Continuada de Contadores de Histórias que receberam seus certificados neste singelo momento.



Aguçando o imaginário do público o evento contou com a palestra da professora do curso de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Cláudia Márcia Vasconcelos da Rocha, que destacou o tema "Narrativas sobre temas em des(uso) na atualidade: uma reflexão."















Homenageando o centenário de Vinícius de Moraes, o Grupo HistoriArte preparou um pequeno tributo ao poeta, recheado de poemas e músicas.


Despertar a emoção, preservar a essência e redescobrir o deleite da leitura é o intento do Grupo HistoriArte, que durante o trilhar de seus dezoito anos oferece suas histórias de presente, e junto ao Programa de Leitura preparou com esmero este encontro, propiciando que a chama da fogueira se mantenha acesa, que o encantamento povoe o baú de nossa memória afetiva e a roda da leitura permaneça girando... girando... girando...



"Vida longa aos Contadores de Histórias!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário