segunda-feira, 28 de abril de 2014

  OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

O período de inscrições e adesões da 4.ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa termina no dia 30 de abril!
Informamos que os participantes de edições anteriores não estão automaticamente inscritos. Todos devem fazer sua inscrição exclusivamente pela Internet, no portal www.escrevendoofuturo.org.br.
Quem pode participar?
Professores da rede pública e seus alunos, nas categorias:
PoemaMemórias LiteráriasCrônicaArtigo de Opinião

5º e 6º anos (4ª e 5ª séries) do Ensino Fundamental

7º e 8º anos (6ª e 7ª séries) do Ensino Fundamental

9º ano (8ª série) do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio

2º e 3º anos do Ensino Médio

 Nesta Olimpíada todos ganham!
Todos os professores inscritos passam a receber gratuitamente, no endereço da escola, a revista “Na Ponta do Lápis” e podem fazer parte do Portal Escrevendo o Futuro, tendo acesso a material didático exclusivo – cadernos virtuais, livros de orientação, coletâneas de textos, áudios – desenvolvidos especialmente no âmbito do Programa.

Central de Atendimento:
0800 771 9310
Inscrições até 30 de abril em:

www.escrevendoofuturo.org.br 

quarta-feira, 16 de abril de 2014


EM ABRIL O LIVRO ESTÁ EM FESTA

 
    No dia 18 de abril se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, também conhecido como Dia de Monteiro Lobato. O dia 18 de abril foi escolhido como Dia Nacional do Livro Infantil por ser a data do nascimento de Monteiro Lobato, um colosso da literatura infantil brasileira.
 


 
    O Dia Internacional do Livro e dos Direitos Autorais, 23 de abril, é comemorado para estimular a reflexão sobre a leitura, a indústria de livros e a propriedade intelectual (direito sobre a criação de obras científicas, artísticas e literárias).

    A data foi instituída em 1995,  pela Unesco – organização voltada para a Educação, Ciência e Cultura, que integra as Organização das Nações Unidas. A escolha do Dia do Livro não foi aleatória: em 23 de abril de 1616 faleceram Cervantes e Shakespeare, dois destaques da literatura universal.

   O Dia do Livro é, portanto, uma oportunidade de render uma homenagem mundial ao livro e aos seus autores, motivar a descoberta do prazer da leitura e reconhecer a contribuição dos escritores para o progresso social e cultural.

   A ideia dessa celebração surgiu na Catalunha (Espanha), onde, nessa data, tradicionalmente, dá-se uma rosa ao comprador de um livro.

 
 

A história do livro: do papiro ao computador


    A história do livro é  ligada ao contexto político e econômico e à história de correntes de pensamento e religiões. Também é influenciada por inovações técnicas que permitiram o aprimoramento da conservação dos livros, do acesso à informação, da facilidade em manusear e produzir as obras.
    Começa na Antiguidade, com o surgimento da escrita e, mais tarde, do papiro (que originou o termo livro), do pergaminho e do códice (quando se começou a pensar no livro como objeto).
    Na Idade Média, o livro sofre, na Europa, as conseqüências do excessivo fervor religioso, e passa a ser considerado um objeto de salvação. Apareceram nessa época os textos didáticos, destinados à formação dos religiosos.
   O livro continua sua evolução com o aparecimento de margens e páginas em branco, pontuação no texto e letras maiúsculas. Surgem também os índices, sumários e resumos.
   Na categoria de gêneros, além do didático, aparecem os florilégios (coletâneas de vários autores), os textos auxiliares e os textos eróticos. Progressivamente, aparecem livros em línguas nacionais, rompendo com o monopólio do latim na literatura. E o papel passa a substituir o pergaminho.
    Mas a invenção mais importante, já no limite da Idade Média, foi a impressão, no século XIV. Consistia originalmente da gravação em blocos de madeira do conteúdo de cada página do livro. Os blocos eram mergulhados em tinta, e o conteúdo transferido para o papel, produzindo várias cópias.
    Em 1405, surgia na China, por meio de Pi Sheng, a máquina impressora de tipos móveis, mas a tecnologia que provocaria uma revolução cultural moderna foi desenvolvida por Johannes Gutenberg.
    Na Idade Moderna, no Ocidente, em 1455, Gutenberg inventa a imprensa com tipos móveis reutilizáveis. O primeiro livro impresso nessa técnica foi a Bíblia em latim. Com o surgimento da imprensa, desenvolveu-se a técnica da tipografia, que teve o italiano Aldus Manutius como um de seus mais importantes nomes.
    Ele foi importante na evolução do projeto tipográfico, que hoje chamamos de design gráfico ou editorial. Nessa época aparecem livros cada vez mais portáteis, inclusive os livros de bolso, com novos gêneros, como o romance, a novela e os almanaques.
    Na Idade Contemporânea, cada vez mais aparece a informação não-linear, seja por meio dos jornais, seja da enciclopédia. A indústria editoral é influenciada por novas mídias: os registros sonoros, a fotografia e o cinema. O acabamento dos livros tem grandes avanços. Surgem as edições de luxo.

    Livro eletrônico
    Em fins do século XX surgiu o livro eletrônico, ou seja, o livro num suporte eletrônico, o computador. Ainda é cedo para dizer se o livro eletrônico é um continuador do livro típico ou uma variante, mas vem ganhando espaço como mídia, o que de certo modo amedronta os amantes do livro típico – os bibliófilos.

    Existem livros eletrônicos disponíveis tanto para computadores de mesa quanto para computadores de mão.   
    A leitura num suporte de papel é cerca de 1,2 vez mais rápida do que em um suporte eletrônico, mas pesquisas vêm sendo feitas no sentido de melhorar a visualização dos livros eletrônicos.

Fonte: Wikipédia
 UMA HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DO LIVRO
PARABÉNS!
O LIVRO FALA E A ALMA RESPONDE
 
Vídeo: "Os fantásticos livros voadores do Senhor Lessmore"
Fonte: You Tube

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
 

 
 


segunda-feira, 14 de abril de 2014




VOCÊ AINDA PODE SE INSCREVER! NÃO PERCA ESSA CHANCE!



Curso de Formação Continuada 
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS 
AS INSCRIÇÕES CONTINUAM ABERTAS ATÉ DIA 25 DE ABRIL. 

CONTATOS:  cprofor@yahoo.com.br ou 2793 3355 ou sala 220 na SEMED

GRUPO DE REFERÊNCIA DE LEITURA E DE FORMAÇÃO DE LEITORES
NÃO PERCAM!!!



CONCURSO CULTURAL – CRIADORES DE COMEÇO
·         O que é o “Criadores de Começos”?

O concurso cultural “Criadores de Começos” é uma iniciativa do Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura e do MinC, que tem por objetivo contribuir na qualificação do processo de alfabetização e letramento de crianças em escolas públicas de todo país.
Os professores recebem gratuitamente um conjunto de materiais didáticos para orientar a realização das atividades em sala de aula, participam de um encontro de formação com duração de quatro horas e recebem acompanhamento através da Central de Relacionamento, uma linha telefônica gratuita, e-mail e site. Macaé receberá 50 kits.
Na escola, os professores trabalham os elementos da narrativa e convidam os estudantes a conhecerem uma coletânea de histórias que tratam do começo das coisas e histórias que explicam a origem do mundo.

Em seguida, os professores e estudantes serão convidados a participarem do concurso cultural encaminhando contos produzidos em sala de aula com o tema “histórias de começos”. Os melhores trabalhos de cada Região (Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) serão premiados em evento que ocorrerá no final do ano.

As histórias finalistas serão organizadas em um livro que será distribuído para todas as escolas participantes e bibliotecas públicas.


·         Quem participa do projeto?

O projeto é destinado para professores que atuam com estudantes do 4° e 5° anos do Ensino Fundamental.
·         Quais materiais didáticos o professor recebe?

1 Livro do professor com 7 atividades;
10 Histórias que tratam do começo das coisas e origem do mundo
36 máscaras.
1 Sacola ecobag
1 Caixa para armazenar os materiais didáticos
1 Regulamento e ficha de inscrição


·         Como obter mais informações?

Coordenação de Central de Relacionamento “Criadores de Começos”
Telefone fixo: (11) 3355-2200             Email: rita@lfdb.com.br e anabelle@lfdb.com.br

·         Como os professores podem se inscrever no projeto?

As inscrições são realizadas através da Secretaria de Educação dos municípios participantes  que as encaminha para a Central de Relacionamento. Após o envio das inscrições a  Central de Relacionamento confirma com as Secretarias Municipais de Educação o recebimento e, em seguida divulga a lista de professores selecionados que irão receber os materiais didáticos.

Criadores de Começos
Ficha de Inscrição para o professor receber o kit com materiais didáticos
Nome da escola:

Código INEP:

ENDEREÇO DA ESCOLA
Rua:
Número:
Bairro:
Cidade:
Estado:
CEP:

Telefone da escola: DDD (   )
E-mail da escola:
Nome do diretor:
Nome do coordenador pedagógico:

Nome do professor a ser inscrito:
Telefone do professor:
E-mail do professor:
Para quais turmas o professor dá aula:
4° ano (3ª. série) turma..............     (     ) manhã   (     ) tarde
5° ano (4ª. série) turma..............     (     ) manhã   (     ) tarde

Melhor horário para receber ligação da Equipe da Central de Relacionamento:
(   ) Manhã por volta das .....................
(   ) Tarde por volta das  ....................

Leciona em outra escola (Municipal, Estadual ou particular) para alunos do 4° ou 5° anos?
(   ) sim                                  (   ) não
Qual é o nome da escola?
O professor inscrito receberá um kit com materiais didáticos contendo 1 guia do professor,  10 fichas com contos originais sobre histórias de começos, 1 edital do concurso contendo o regulamento de participação e os prêmios, 36 máscaras e 1 sacola para acondicionamento dos materiais didáticos.


terça-feira, 8 de abril de 2014

 
Caros colegas
 
O curso de formação continuada " A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS" começou no dia 04 de abril de 2014 em duas turmas, manhã (8h/12h) e tarde (13h/17), com a professora Margarida Barcelos, numa carga horária total de 60h, distribuídas em 15 encontros, sempre sexta-feira.
É destinado a professores de sala de leitura, professores regentes e auxiliares escolares da rede municipal.
AINDA HÁ VAGAS!
AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS ATÉ DIA 25 DE ABRIL. 
NÃO PERCAM!
INSCRIÇÃO E INFORMAÇÃO:  cprofor@yahoo.com.br     2793 3355 ou sala 220 com Fátima
GRUPO DE REFERÊNCIA DE LEITURA E DE FORMAÇÃO DE LEITORES

terça-feira, 1 de abril de 2014

Caros professores
 
O curso de formação continuada " A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS"  iniciará no dia 04 de abril de 2014, sexta-feira, com duas turmas, manhã (8h/12h) e tarde (13h/17h).
É ministrado pela professora e contadora de histórias Margarida Barcelos. Tem carga horária total de 60h, distribuídas em 15 encontros, sempre às sextas-feiras. O aluno precisa ter 75% de presença para receber certificação da SEMED.
Há teoria e prática para que o formando tenha embasamento para falar sobre a importância da contação de histórias.
A formatura acontece com a contação de todos os alunos num dia especial preparado com muito carinho para vocês. É um batizado com a presença das famílias e dos amigos.
É destinado a professores de sala de leitura, professores regentes e auxiliares escolares.
 
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES:  cprofor@yahoo.com.br     2793 3355 (ramal 216) ou sala 220 com Fátima
 
SEMED - GRUPO DE REFERÊNCIA DE LEITURA E DE FORMAÇÃO DE LEITORES

A Unesco criou a data “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor” para encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem os prazeres da leitura, e a ganharem um novo respeito pela tremenda contribuição dos autores de livros através dos séculos.

Uma tradição catalã ligada aos livros já existia no dia 23 de abril, e parece ter influenciado a escolha da Unesco. Na tradição catalã, no dia de São Jorge (23 de abril), é costume dar uma rosa para quem comprar um livro. Trocar flores por livros já se tornou tradição em outros países também.

A Unesco escolheu a data em 1995, em Paris e ela foi escolhida também por ser a data da morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes, e Inca Garcilaso de la Vega