Escritora Tatiana Belinky morre aos 94 anos
Ela estava internada desde o dia 4 de junho no hospital Alvorada, em São Paulo. A causa da morte não foi divulgada
A escritora Tatiana Belinky (Protásio Nene/Estadão Conteúdo)
A escritora de literatura infanto-juvenil Tatiana Belinky morreu neste sábado aos 94 anos. Ela estava internada desde o dia 4 de junho no hospital Alvorada, em São Paulo. A instituição não informou a causa da morte.
Nascida em São Petersburgo, na Rússia, Tatiana imigrou para o Brasil aos dez anos de idade com a família, fugindo das guerras civis da então União Soviética. Ao lado do marido, o médico e educador Júlio Gouveia, ela se tornou referência em literatura infanto-juvenil. Publicou mais de 270 livros, entre eles os de maior destaque foram Coral dos Bichos, Limeriques, O Grande Rabanete, Di-versos russos e Limerique das Coisas Boas. A escritora recebeu o prêmio Jabuti em 1989.
Sua carreira despontou em 1952, quando adaptou junto com o marido a peça Os Três Ursospara a extinta TV Tupi, onde também estreou a primeira versão para a televisão da obra O Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato.
Em 2010, foi eleita imortal pela Academia Paulista de Letras onde ocupou a cadeira de número 25, que pertenceu ao acadêmico Francisco Marins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário